Chega o inverno, tempo frio, e com ele, novos tipos de cuidados com a pele, o corpo e cabelo. Sendo um tempo seco e gelado, é muito comum que cause problemas que não nos preocupamos quando o tempo está mais quente. Hoje iremos trazer algumas dicas de como cuidar de você nessa época do ano. Mais especificamente, falaremos sobre hidratação para cabelo! Fique ligada!
Com o que devo me preocupar no inverno?
Nessa época do ano, as baixas temperaturas e, consequentemente, a baixa umidade do ar podem ressecar os fios de cabelo e o couro cabeludo. Além disso, por causa do friozinho, estamos acostumadas a tomar banhos super quentes: mais um fator que causa danos. A alta temperatura da água faz o corpo produzir ainda mais óleo, deixando a raiz muito oleosa.
Por conta dos fatores acima, é preciso tomar cuidado na hora de decidir o que fazer para melhorar a saúde e o aspecto das madeixas. Preste atenção às dicas que daremos aqui, e você estará pronta para colocar em prática a hidratação para cabelo, e assim arrasar com cabelos saudáveis e brilhantes.
Cuidados diários
Primeiro de tudo, é necessário estar atenta aos hábitos diários. São eles que regem nossas vidas e que, nesse caso, são extremamente importantes para um bom resultado.
Tente não lavar os cabelos todos os dias. Se você não conseguir e gostar de fazê-lo, ao menos seque com secador. Além de prevenir um resfriado, eles ficarão secos e não causarão umidade no couro cabeludo. Mas é importante lembrar: passe um protetor térmico antes de usar o secador! O excesso de quentura também faz mal.
Falando em excesso de quentura, todos sabem que um banho quente nessa estação gelada é uma delícia! Porém, fique atenta: água muito quente também é um problema para a saúde capilar. Ela pode estimular ainda mais a produção de óleo no couro cabeludo, e como consequência, o cabelo fica mais oleoso do que deveria, pode até mesmo causar descamação e caspas. O ideal são banhos mornos, em torno de 37ºC.
Por fim, tente não dormir e nem sair de casa com o cabelo molhado. A primeira ação causa umidade no couro cabeludo, podendo criar fungos e bactérias na cabeça. A segunda ação, por sua vez, facilita a incidência de vento e chuva sobre seu cabelo, causando quebra capilar e, consequentemente, o temido frizz.
Produtos adequados
A partir do momento que você está consciente em relação ao que pode fazer no dia a dia para cuidar dos fios, é necessário também saber quais são os tipos de produtos que mais podem te ajudar. Um deles já foi citado acima: o protetor térmico, que impede que a alta temperatura do secador danifique os seus fios capilares.
Caso o seu cabelo esteja realmente ficando muito oleoso por conta dos banhos quentes, não se assuste com a descamação do couro cabeludo e com o aparecimento de caspas! Para isso, existem inúmeros shampoos e condicionadores anticaspas, que devem ser usados ao menos duas vezes na semana.
Para combater o frizz, é preciso ter em mente que ele também é mais uma causa do tempo seco. Por isso, hidratação para o cabelo é a solução ideal para este problema.
Independente de qual seja a causa, todos os produtos que você usar em seu cabelo devem ser de boa qualidade, e serem compatíveis com o tipo de suas madeixas. Portanto, se você tem cabelos cacheados, para um melhor resultado, é indispensável que o produto usado condiga com essa realidade.
Hidratação!
Por fim, a melhor solução de todos os tempos: muita hidratação para o seu cabelo! Existem muitas formas de realizá-las:
O primeiro tipo de hidratação para cabelo é a caseira. Ela é muito comum hoje em dia no lar de muitas brasileiras. Entretanto, esse não é o tipo mais recomendado. Apesar de seu baixo custo, ela envolve muitas etapas e muito trabalho. Além de tudo, a principal fonte de informação sobre quais produtos naturais usar – a internet – está cheia de mitos sobre o que é bom ou não.
Vinagre? Esquece! Ele não traz benefícios e, por ser muito ácido, neutraliza os fios e dá a impressão de brilho. Contudo, deixa os fios mais rígidos e quebradiços. Numa época em que o cabelo já está propenso a ficar dessa maneira por causa do clima, com certeza esse não é o resultado desejado!
Se a sua opção for realmente cuidar dos cabelos em casa, procure sempre usar produtos de qualidade, recomendados para o seu tipo de cabelo! Para isso, entre em contato com seu cabeleireiro de confiança e peça indicações.
Entretanto, para cuidar dos cabelos com mais tranquilidade e menos trabalho, o mais recomendado é marcar presença em salões de beleza. Nesses locais, os profissionais estudam as opções e são qualificados para trabalhar e garantir o melhor resultado possível de acordo com aquilo que é necessário para a sua saúde capilar no momento. Além disso, com a tecnologia desses lugares, o procedimento é rápido e eficaz. Para quem não tem muito tempo para gastar, isso com certeza é um diferencial, principalmente se o agendamento do salão for feito com rapidez e agilidade!
Ainda por cima, ao cuidar das suas madeixas num salão de beleza, existem diversos tipos de pacotes que garantem a hidratação para cabelo periódica. Dessa forma, não há desculpas para andar com os cabelos desidratados nesse frio!
Considere as dicas acima e pense sobre o assunto. Com certeza a melhor hidratação para cabelo a ser feita é aquela que não causa transtornos e nem muita perda de tempo!
Comments